Para obter sucesso no marketing digital é necessário estar familiarizado com os inúmeros termos e técnicas utilizadas pelos especialistas e profissionais da área. Com o intuito de te ajudar nesta jornada, a Quantk vai te apresentar um conceito de extrema importância: a persona.
O que é persona?
O primeiro passo é entender que persona não é necessariamente o público-alvo da ação. Também conhecido como público de interesse, ele representa um grupo de pessoas com determinadas características que são usadas para a segmentação da audiência.
Já a persona é um personagem criado pela equipe de marketing para definir o perfil ideal de cliente do seu negócio. Ou seja, é uma pessoa fictícia com estilo de vida, repertório, aspirações e carreira, além de padrões de consumo e comportamento, que se encaixam perfeitamente com o que está sendo promovido na estratégia de marketing.
Principais tipos de persona
- Proto persona: Protótipo inicial desenvolvido pela equipe de marketing. Originado a partir de um brainstorming, ele direciona a criação dos outros perfis;
- Buyer persona: Comprador ou cliente responsável pela decisão de compra do bem ou do serviço oferecido;
- User persona: Usuário do produto oferecido pela empresa. Ele pode ou não ter ligação com o responsável pela aquisição;
- Brand persona: Personificação da marca através da humanização. Representação do negócio como se ele fosse uma pessoa;
- Audience persona: Representante da audiência, aquele que acompanha e interage com as ações em diferentes ambientes;
- Website persona: Visitante do site ou loja virtual. Foco no perfil comportamental durante a navegação na página ou plataforma.
Próximos passos
Agora que você aprendeu sobre o conceito, chegou o momento mais importante e crucial: a criação de personas.
Para isso, você pode contar com a Quantk. Nossa agência possui um time de profissionais altamente qualificados para realizar o mapeamento e desenvolvimento dos perfis que ajudarão a definir as estratégias de marketing para alavancar e fortalecer o seu negócio.