DNVB (Digital Native Vertical Brands) são marcas que nasceram e se desenvolveram no ambiente digital, com uma abordagem totalmente nova do comércio eletrônico. O conceito surgiu em 2016, cunhado pelo empreendedor norte-americano Andy Dunn, por trás da marca Bonobos. O modelo DNVB tem suas particularidades e vantagens em relação ao comércio eletrônico clássico e é importante entender as diferenças entre eles.
Enquanto uma empresa de comércio eletrônico é um canal de vendas, a DNVB é uma marca, com seu nome estampado no produto físico e no site. A DNVB tem um crescimento mais vagaroso, pois precisa construir uma comunidade e um nome, mas esse crescimento é mais sólido e sustentável, já que não se baseia essencialmente no preço. A DNVB tem margens mais altas do que o comércio eletrônico regular, pelo menos o dobro, e pode se estender off-line, com um espaço físico próprio ou parcerias seletivas.
O público-alvo das DNVBs são os millennials da Geração Y, que buscam identificação com as marcas que consomem e são fiéis às marcas que oferecem uma experiência diferenciada de seus concorrentes. E um dos cases de sucesso das DNVBs é a Boca Rosa Hair, da influenciadora Bianca Andrade.
Boca Rosa e o case de sucesso na estratégia DNVB
A empresa da influencer e ex-BBB, em parceria com a Cadiveu, esgotou em 24 horas um estoque programado para um mês, gerando uma receita de R$ 1 milhão. O produto, que contribui para a manutenção capilar, da pele e das unhas, tem o selo da PETA Internacional, com composição 100% vegana e cruelty-free. A influenciadora tem um público gigante e fiel em suas redes sociais e faz questão de estar por dentro de cada passo de seus produtos lançados, gerando credibilidade e conexão com seu público, resultando em sucesso de vendas.
Para criar uma DNVB de sucesso, é preciso criar uma audiência conectada e engajada, transformá-los em fãs, construir produtos de qualidade (já validados pelo mercado) e utilizar da influência para fazer um lançamento barulhento.
Em resumo, as DNVBs são uma nova abordagem do comércio eletrônico, onde as marcas vendem seus produtos através de seus próprios sites, cortando intermediários e chegando diretamente ao consumidor. Elas têm uma abordagem mais lenta, mas mais sólida e sustentável, com margens mais altas e uma forte identificação com seu público-alvo. A Boca Rosa Hair é um dos cases de sucesso das DNVBs, com uma estratégia bem-sucedida de construção de marca e influência.
Caso esteja em busca de auxílio para elaborar a sua estratégia de marketing, não hesite em contatar a Quantk. Com uma equipe de especialistas em Marketing, Growth e Mídia Digital à disposição, estamos prontos para criar uma estratégia personalizada e um plano de ação que atenda às necessidades específicas do seu negócio. Entre em contato com a Quantk agora mesmo!